Neste artigo vamos mostrar como configurar seu domínio para utilizar os recursos do MailChannels Inbound Filtering,  exclusivo para clientes Rapid Cloud.

Antes de prosseguirmos, recomendo que leia o artigo publicado em nosso blog, onde descrevo todos os pontos desta incrível ferramenta.

Vamos ao que interessa? :)

O primeiro passo é solicitar a nossa liberação de seu domínio para utilizar a ferramenta. Você pode fazer isso clicando aqui para abrir um ticket de suporte. Vale ressaltar que o serviço MailChannels Inbound Filtering é cobrado por domínio, protegendo todas as contas de e-mail utilizadas pelo domínio por apenas R$20,00 mensais. 

Após receber nossa confirmação que o domínio foi ativado e está pronto para ser configurado, siga as etapas abaixo.

Criando a conta no MailChannels App

Para poder administrar os recursos fornecidos pelo MailChannels Inbound Filtering, você precisará ter uma conta ativa. Clique aqui para criar uma conta grátis. 

Após concluir, será preciso ativar sua nova conta confirmando o e-mail enviado para você.

Configurando as entradas de DNS, MX e SRV

Acesse o console do MailChannels e você verá as informações necessárias para configurar seu domínio. O primeiro passo é configurar a entrada SRV. 

Faça login em sua conta cPanel ou no local onde as zonas de dns de seu domínio são gerenciadas (independente de onde for, seja CloudFlare, Registro BR etc, você apenas precisará criar as entradas, ou seja, o procedimento é o mesmo, só muda a forma de gerir o painel de acordo com o provedor).

No cPanel, pesquise por DNS e acesse o Zone Editor (Editor de Zona):

Precisamos criar a entrada SRV conforme mostrado no console da conta MailChannels:

Clique em Adicionar Registro -> Add SRV Record

Configure os campos conforme as informações mostradas no console da conta MailChannels. Ao final você deve ter uma configuração parecida como nosso exemplo:

Conclua clicando em Adicionar Registro e aguarde de 10 a 15 minutos para que a entrada possa ter propagada. Retorne ao console do MailChannels e clique em Check:

Se tudo ocorreu bem, você deve ver o resultado verde informando que a validação da entrada foi concluída com sucesso!

O próximo passo é retornar ao editor de zona de dns e remover a sua entrada MX local e criar as entradas MX do MailChannels:

Exclua a entra MX local e o CNAME respectivo:

Crie uma nova entrada TIPO A com o nome mail.seudominio.com apontando para o mesmo IP do seu servidor,: 

Por fim, adicione as duas entradas MX fornecidas no console do MailChannels também em sua zona de dns:

Novamente, aguarde de 10 a 15 minutos para que os valores se propaguem, retorne ao console do MailChannels e clique em Check:

Para finalizarmos, precisamos apenas adicionar a entrada TXT disponível no console ainda na tela de verificação na aba Promote a Domain Administrator onde você precisa apenas confirmar que é responsável pelo domínio utilizado na ferramenta.

Retorne ao painel de gerenciamento de zonas de dns e crie uma entrada do tipo TXT conforme informado no console do MailChannels:

Após criar a entrada, finalize retornando ao console do MailChannels e clique em Check. Se tudo ocorreu bem, você deve receber todas as validações em verdes:

Agora seu domínio já está com o MailChannels Inbound Filtering configurado e funcionando corretamente. Lembrando a proteção vale para todas as caixas de entradas de seu domínio onde o serviço foi contratado.

Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato conosco.

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