O cPanel nativamente disponibiliza uma ferramenta onde é possível através do painel de cada conta trocar a versão do PHP e também realizar ajustes nos valores das diretivas.

É uma ferramenta bastante completa que se chama MultiPHP. Com ela é possível definir a versão do PHP utilizada pelo diretório home da conta, pelo domínio principal, pelos domínios adicionais e inclusive em subdomínios.

Para trocar a versão do PHP basta procurar no cPanel por "PHP" que você encontrará o Gerenciador de MultiPHP conforme pode ser visto na imagem abaixo:

Depois de abrir o Gerenciador de MultiPHP você verá a lista de domínios e subdomínios existentes na sua conta cPanel. Onde está assinalado em verde você pode selecionar o domínio que quer mudar a versão do PHP. Depois disso basta escolher a versão através do seletor que está assinalado em vermelho. Feito isso, é só clicar em Aplicar para que a versão selecionada seja aplicada.

Ainda na imagem acima é possível ver que além do domínio principal existe um domínio adicional e vários subdomínios. Cada um pode utilizar sua própria versão do PHP, o que é a maior vantagem dessa ferramenta.

Dica: Se você precisa definir uma versão específica para apenas uma pasta, basta criar um subdomínio qualquer e definir a raiz do documento como sendo a pasta desejada. Você poderá então escolher livremente qual versão do PHP utilizar na pasta através do subdomínio.

Agora que a versão do PHP foi definida, caso seja necessário fazer ajustes nas diretivas do PHP basta utilizar o MultiPHP INI Editor:

A primeira coisa a ser feita aqui é escolher entre o Modo básico e o Modo Editor. Depois disso existe a área onde você pode escolher em qual domínio serão alteradas as configurações do PHP:

Depois de selecionado o domínio, no Modo básico você verá algumas opções comuns que você pode alternar entre habilitadas ou desabilitadas através de botões, ou então verá algumas opções onde é possível definir o valor exato através de caixas de texto. Tudo isso pode ser visto na imagem abaixo. Não esqueça de utilizar o botão azul Aplicar no final da página para que suas alterações de fato sejam salvas.

No Modo Editor você pode adicionar qualquer linha que desejar, já que ele lhe dá a mesma liberdade que você teria ao criar um arquivo php.ini e configurá-lo livremente. Você pode por exemplo definir o fuso horário utilizado pela sua aplicação, definir o charset padrão e fazer várias outras configurações que não são possíveis através do Modo básico:

Caso você enfrente dificuldades com a troca da versão do PHP ou com a configuração das diretivas, basta entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento que estaremos à disposição para lhe auxiliar!

Encontrou sua resposta?